sexta-feira, 7 de setembro de 2012

7 de setembro de 1977 - Assinados os Tratados Torrijos-Carter


"Em cerimônia realizada na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, o presidente norte-americano Jimmy Carter assinou, juntamente com o Chefe do Governo panamenho Omar Torrijos, dois novos acordos sobre o Canal do Panamá. Na ocasião, todos os chefes de estado latino-americanos e do Caribe presentes também assinaram uma declaração de apoio aos novos tratados entre os Estados Unidos e o Panamá, que ficaram conhecidos como Tratados Torrijos-Carter.

O primeiro acordo, oficialmente chamado de "Tratado referente à Neutralidade Permanente e à Operação do Canal do Panamá" estabeleceu o direito permanente dos Estados Unidos de defenderem o Canal do Panamá de qualquer ameaça que possa interferir com seu serviço a navios de todos os países. Já o segundo acordo, chamado de "Tratado do Canal do Panamá", garantiu que, a partir da meia-noite do 31 de Dezembro de 1999, o Panamá assumiria o controle total das operações do canal, ficando responsável por sua defesa e controle.

Três discursos foram pronunciados durante a cerimônia: um do presidente Carter, um do General Torrijos e um do Secretário-Geral da OEA, Alejandro Orfila. Em sua fala, Carter afirmou que o novo acordo indicava a convicção norte-americana de que a equidade, e não a força, deveria situar-se no coração das negociações entre as nações do mundo. Torrijos, por sua vez, discursou num tom de nacionalismo brando, dizendo que o que alimentou as esperanças do povo panamenho foi saber que o povo norte-americano - por ter sido colônia - não teria vocação para colonialista.
Uma região cobiçada
Região estratégica por ligar o Oceano Atlântico ao Oceno Pacífico, o Canal do Panamá possui 82 quilômetros de extensão e sempre despertou o interesse de outros países, notadamente os Estados Unidos, por sua importância militar e econômica. A primeira tentativa de construção de um canal na região se deu em 1880 com o francês Ferdinand de Lesseps, que não teve sucesso na empreitada. Em 1903, o Panamá proclama sua independência da Colômbia e, em retribuição à ajuda do governo dos EUA, os panamenhos permitem aos Estados Unidos a soberania territorial da Zona do canal do Panamá, que entrou em atividade em 15 de agosto de 1914. Em 1999, o acordo Torrijos-Carter é ratificado com algumas alterações, e o canal passa à responsabilidade panamenha."
 
Fonte: http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?blogid=57&archive=2009-09

Nenhum comentário:

Postar um comentário